R7 Estúdio Podcast: O Haiti é no Cambuci

Podcast: O Haiti é no Cambuci

Documentário retrata a comunidade de haitianos que se formou no bairro da região central da cidade de São Paulo

O documentário “O Haiti é no Cambuci” é um retrato da comunidade de haitianos que se formou no bairro do Cambuci, região central de São Paulo. Uma produção exclusiva e original do PlayPlus. E é o assunto do Podcast, que contou com dois convidados. A professora Vanessa Braga, do Núcleo de Pesquisa de Relações Internacionais da USP, e Edwigt Espera, haitiano que morou muitos anos no Brasil e hoje vive no México. 

Espera nos contou o motivo que o trouxe para o brasil e como foi viver num bairro com tantos haitianos. No Cambuci, ele resgatou o contato com a língua e a cultura do seu país de origem.

Vanessa Braga explicou os processos históricos de intervenção externa, ditaduras e dissidências internas que levaram os haitianos a buscar outros países para viver.

A imagem e avaliação normalmente negativa e ruim em relação ao Haiti e a falta de conhecimento das qualidades do país fazem com que a comunidade haitiana seja fechada e reservada, segundo Espera.

Os convidados também falaram sobre a atual situação de instabilidade no país, que teve seu presidente assassinado e viveu outro tremor de grande escala recentemente.

Ao final, Espera fala do orgulho de ser haitiano, de seu povo ter sido o primeiro a conquistar a independência da França, no início do século XIX, e que seu desejo é um dia voltar a viver no Haiti.

Últimas