Ver o conteúdo do artigo
Do R7
https://img.r7.com/images/carencia-dental-colgate-22052024112032609

Divulgação/Colgate-Palmolive

A cárie dentária prejudica a vida de milhares de brasileiros de diferentes maneiras, em todas as classes sociais. Por isso, é a principal causa da carência dental, que é a falta da prevenção e do tratamento dessa enfermidade.

Um exemplo disso: o brasileiro chega à 3ª idade sem 79% dos seus dentes por causa das cáries, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. E mais de 5 milhões de brasileiros sofrem com problemas relacionados à cárie; enquanto 53% das crianças de até 5 anos tiveram algum dente afetado por causa da doença, de acordo com o mesmo levantamento.

A cárie dentária também é uma das doenças mais prevalentes do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com um relatório do órgão, 3,5 bilhões de pessoas, quase metade (45%) da população mundial, sofrem de doenças bucais.

O mesmo documento mostra que, nos últimos 30 anos, houve um acréscimo de 1 bilhão de novos casos de pacientes com problemas de saúde desse tipo, sendo que 3 em cada 4 são registrados em países pobres.

Além disso, a cárie é a líder entre as ocorrências e afeta 2,5 bilhões de pessoas no planeta. Por isso, a enfermidade onera os cofres públicos dos países e é uma das principais razões para a hospitalização de crianças em algumas nações.

Prevenção da cárie

A cárie afeta o tecido do dente em decorrência do acúmulo de bactérias. Quando os alimentos ricos em açúcares e amidos não são removidos adequadamente através da escovação e do uso do fio dental, as bactérias presentes na placa se alimentam desses resíduos e produzem ácidos como subproduto. Esses ácidos corroem gradualmente o esmalte protetor dos dentes, levando à formação de pequenas cavidades.

Se não tratada, a cárie pode progredir, atingindo camadas mais profundas do dente, como a dentina e a polpa, causando dor, sensibilidade, infecção e até mesmo perda do dente afetado. A prevenção da cárie envolve uma boa higiene bucal, dieta equilibrada e visitas regulares ao dentista para exames e limpezas.

https://img.r7.com/images/prevencao-carie-22052024111944007

Portal R7

Ações de combate à cárie

Desde 2002, 25 de outubro é celebrado como o Dia Nacional da Saúde Bucal. Instituída pela Lei nº 10.465/2002, a data busca conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção das doenças por meio de uma higiene correta e acesso aos serviços e às ações de saúde.

Em 2004, foi lançada pelo Ministério da Saúde “Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente”. Procedimentos mais complexos foram disponibilizados na Atenção Básica e foi criada uma rede de serviços de atenção em saúde bucal no

Sistema Único de Saúde (SUS), resgatando a cidadania da população brasileira. Em 8 de maio de 2023, o Brasil Sorridente deixou de ser um programa para virar de fato uma lei, sendo incorporado ao SUS.

Paralelo a isso, iniciativas privadas buscam combater a carência dental, incentivam práticas saudáveis e promovem a educação sobre a importância da higiene bucal.

Juntos com a Colgate, contra a carência dental

A Colgate está lutando há anos para combater esse problema que afeta milhões de brasileiros todos os dias. E para acelerar essa batalha, lançou o Juntos Contra a Carência Dental, um movimento que busca ampliar esses esforços para levar a saúde bucal para quem mais precisa.

“Esse é um problema real para milhares de brasileiros, e sobre o qual falamos pouco e precisamos agir mais. A Colgate já atua com diferentes iniciativas para mudar essa situação e convida a todos a se juntarem nessa luta contra a cárie no país. Assim, mais brasileiros terão cada vez mais motivos para sorrir", afirma Adriana Anido, vice-presidente de Marketing Colgate-Palmolive Brasil.

O programa "Sorriso Saudável, Futuro Brilhante" faz parte da ação e proporciona um futuro com mais sorrisos e livre de cáries para crianças e famílias. É a principal iniciativa da marca no combate à desigualdade na saúde bucal. As ações são realizadas em parceria com associações profissionais, como a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), organizações não governamentais e dentistas, além de escolas e educadores. 

Mais de 20 milhões de crianças de 250 cidades foram atendidas desde 2013, por exemplo, com a distribuição de kits de escovação, materiais educativos e lições interativas sobre o assunto.

Dentistas parceiros da Colgate atuam educando e conscientizando sobre o combate à cárie. A empresa também apoia desde 2020 a ONG Turma do Bem, que conta com a maior rede de dentistas voluntários do mundo. O trabalho é feito auxiliando no tratamento e no acompanhamento odontológico de qualidade para jovens.

O apoio financeiro da Colgate ajuda a levar tratamento odontológico de qualidade para mais de 5 mil jovens, de 11 a 17 anos. "Um movimento como este não teria força sem o apoio dos dentistas”, explica a executiva.

https://img.r7.com/images/prevencao-carie-22052024112627649

Portal R7

Conteúdo e Marca R7 Multiplataforma
Diretora de Conteúdo Digital e Transmídia: Bia Cioffi
Gerente de Branded Content: Raphael Dutra
Reportagem: Marcelo Galli
Coordenação de Computação Gráfica: Adriano Sorrentino
Arte: Aldimar Souza
Pós-venda: Rafela Maitino