Ver o conteúdo do artigo
Do R7 Conteúdo e Marca

Pense em um lugar que tem turismo para todos os gostos: náutico, cultural, gastronômico, religioso, de luxo, de aventura, ambiental, litorâneo e até voluntário. O Brasil é vasto e repleto de muitos deles, mas existe um Estado que reúne todos sem exceção: o Rio de Janeiro. Aclamado em prosa e verso, cantado por poetas e venerado por artistas internacionais, é sem dúvidas o cantinho mais democrático do nosso País. Todo mundo ama o Rio e quem não ama, é porque ainda não conhece.

Em tempos de retomada econômica, com a reabertura de estabelecimentos e atrações turísticas, planejar um roteiro de viagens pode se tornar uma tarefa desafiadora, mas sobretudo, agradável. Para ajudar a traçar as melhores rotas, o R7 Estúdio reúne neste publieditorial sugestões de passeios e atividades disponíveis em 12 regiões segmentadas. Elas foram agrupadas conforme sua topografia, localização, clima e tipos de experiência turística que podem oferecer. Percorra a seguir cada uma delas e planeje os momentos incríveis que você vai descobrir, viver e tornar inesquecíveis na Cidade Maravilhosa e suas cidades vizinhas.

Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do mundo moderno (reprodução)

Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do mundo moderno

reprodução
Rio de Janeiro e Niterói, o circuito mais famoso do Estado

Quando fecha seus olhos e pensa no Rio de Janeiro, o que vem à sua cabeça? Muito provavelmente, você pensa na região metropolitana - que é composta pela capital homônima -, e na cidade de Niterói. E não é por acaso: ao longo da história, centenas de filmes e novelas nacionais e até internacionais escolheram as belezas dessa região como pano de fundo para tramas emocionantes. Isso sem falar das músicas de sucesso que cantam a brasilidade e o swing do carioca, e exaltam a natureza exuberante da “Cidade Maravilhosa”.

Independente da época do ano, os turistas encontram na região metropolitana uma infinidade de atrativos e uma beleza de tirar o fôlego. Praias, museus, igrejas históricas, pontos turísticos, festas, shows e gastronomia são só alguns dos motivos para o visitante escolher a região metropolitana, que sempre tem algo a oferecer para qualquer estilo de viagem: desde um fim de semana de lazer até uma temporada maior, para desbravar o que o Rio de Janeiro e Niterói têm de melhor.

A cidade do Rio de Janeiro, que é a capital do Estado, é conhecida internacionalmente por suas belezas naturais. As praias de Ipanema e Copacabana - a princesinha do mar -, são algumas das mais procuradas por turistas e garantem não só exuberância, mas também proporcionam uma experiência completa do dia a dia do carioca, com direito aos icônicos biscoitos da marca Globo e o famoso chá, vendido em toda orla. O Cristo Redentor, eleito como uma das Sete Maravilhas do mundo moderno, é uma experiência à parte. Apesar de ser um símbolo de fé, o ponto turístico atrai a todos e vale a visita por estar em um dos pontos mais altos da cidade, com uma vista privilegiada de toda a Baía de Guanabara. O Pão de Açúcar, onde está instalado o primeiro teleférico inaugurado no Brasil, também é um dos cartões-postais da região e não pode ficar de fora da lista de viagem.

Se você gosta de natureza, uma volta pela Lagoa Rodrigo de Freitas é ideal, assim como pela Floresta da Tijuca. Os dois pontos são de fácil acesso e estão prontos para receber turistas de todo o país, sempre com estrutura adequada e, claro, aquele estado de espírito que só o carioca tem. Para os que querem curtir com a família, o Parque Lage e o Parque da Quinta da Boa Vista são opções para incluir no roteiro.

Bem ao lado da capital está Niterói, a segunda cidade do mundo com a maior quantidade de obras projetadas pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Com fácil acesso a partir do Rio de Janeiro, Niterói reúne pontos turísticos históricos e dá um show de natureza que encanta a todos. O visitante não deve deixar de conhecer a Fortaleza de Santa Cruz, que tem um acervo composto de 45 canhões dos séculos 18 e 19, além de uma capela de 1612. Para um contato maior com a natureza, o Parque da Cidade é a boa pedida. Localizado no alto do morro da Viração, ele tem um mirante com visão panorâmica de pontos turísticos, como Lagunas, praias, bairros e o mar que faz perder a vista – e o fôlego.

Costa do Sol, mas pode chamar de “caribe brasileiro”

Conhecida como “caribe brasileiro”, a Costa do Sol é uma das mais belas regiões do Estado do Rio de Janeiro. Ela é formada por 13 cidades, entre as quais se destacam Búzios e Arraial do Cabo, dois dos mais charmosos destinos entre as praias do Brasil.

As águas cristalinas e calmas, com suas areias brancas e cenário de sonho, atraem banhistas e amantes da prática do mergulho, principalmente em Arraial do Cabo. A cidade é conhecida internacionalmente como a “capital do mergulho” e dos esportes radicais, como windsurfe e kitesurfe. Por ali, os passeios de escuna também são muito procurados e fazem a alegria de quem está de passagem, em férias ou curtindo um final de semana com as crianças.



A Costa do Sol reúne excelentes hotéis e pousadas para uns dias de descanso com a família. Na região, também são famosos os restaurantes de gastronomia internacional e a vida noturna movimentada. Pelas ruas de paralelepípedo que levam à Orla Bardot, com a famosa estátua da atriz que se encantou por Búzios, há bares para todos os gostos e perfis: basta apreciar uma boa música e ter vontade de provar os melhores drinks.

Angra e Paraty: ecoturismo e história em duas cidades deslumbrantes

Assim Frei Agostinho de Santa Maria descrevia a então Vila de Paraty, em 1723, com a grafia e o português da época: “Ao presente uma pequena povoação, mas virá a ser muyto populosa pelo muyto trato & commercio que nella há. Porque he o porto do mar, onde acode a gente de todas aquellas Villas do Certão, como são a de Guaratingitá, e de Pendà, Munhangába, Thaubathé & Jacarehy a buscar o necessário como he o sal, o azeyte & vinho, & tudo o mais”.

Em novembro de 2021, com a retomada do turismo consciente no Estado do Rio de Janeiro, respeitando todas medidas sanitárias de segurança, a cidade de Paraty está preparada não só para receber “a gente das villas do Certão”, como no passado, mas também turistas de todas as partes do Brasil e de outros países. Você e sua família serão recebidos de braços abertos para aproveitar as ilhas paradisíacas, praias, enseadas e muita história!

Paraty: centro histórico e passeios para todos os perfis (Flipar)

Paraty: centro histórico e passeios para todos os perfis

Flipar

Localizada na Costa Verde do estado fluminense, a cidade é considerada patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), por conta dos locais que abriga de excepcional valor universal, unindo cultura e natureza.

Quer saber o que Paraty tem para merecer tal título, além de um visual natural exuberante? Lá ainda estão bem preservados vários sítios arqueológicos, uma porção do antigo Caminho do Ouro, que vinha de Minas Gerais, e comunidades vivas que mantêm sua relação ancestral com a paisagem. Ah, e tem mais. Um centro histórico que preserva um conjunto arquitetônico colonial, tombado como Monumento Histórico Nacional, que vai te fazer sentir no Brasil de outros tempos, dos séculos 18 e 19. São casarões, igrejas e outras construções de época.

A cidade de Angra dos Reis, também classificada como patrimônio pela Unesco, faz parte da Costa Verde. Não deixe de conhecer todo o encantamento da Ilha Grande, um dos destinos mais procurados por lá. Sabe o que te espera? Mais de cem praias, diversas cachoeiras, o Parque Estadual da Ilha Grande e a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul.

Em tempo: com cerca de 85% da cobertura vegetal nativa bem conservada, a área de Paraty e Angra dos Reis forma o segundo maior remanescente florestal do bioma Mata Atlântica.

Agulhas Negras: paraíso natural no ponto mais alto do RJ

Você sabia que o primeiro parque nacional do Brasil está localizado no Rio de Janeiro? Sim, isso mesmo, o estado abriga essa preciosidade natural desde junho de 1937, quando foi criado o Parque Nacional do Itatiaia, que fica na região das Agulhas Negras. E é lá dentro do parque que fica o pico que recebe o mesmo nome da região turística fluminense, o Pico das Agulhas Negras, ponto mais alto de estado, com 2.791 metros de altitude.

No meio do caminho entre São Paulo e o Rio de Janeiro (e tendo como cenário o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira), a região é composta pelos municípios de Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real. Você vai encontrar nessas cidades uma vegetação exuberante, cachoeiras e recantos paradisíacos, além de um imponente conjunto de formações rochosas. Para quem gosta de turismo ecológico e montanhismo, arrume já as malas e pegue a estrada.

As opções de lazer são variadas. Prepara o fôlego para as trilhas, escaladas, prática do arvorismo, rapel, trekking, mountain bike, rafting, cavalgada e tirolesa. Cansou? Certeza que não, não tem como se cansar rápido respirando o ar puro da montanha. A região conta também com inúmeras cachoeiras. Até observação de pássaros você pode fazer ao turistar por lá.

Não deixe de visitar Penedo, um bairro de Itatiaia, e Visconde de Mauá, distrito localizado em Resende. Os vilarejos têm ampla estrutura hoteleira, restaurantes e comércio.

Serra Verde Imperial: combinação perfeita de história e natureza
Museu Imperial, em Petrópolis. Crédito: Secretaria de Estado de Turismo (Alan Pacheco)

Museu Imperial, em Petrópolis. Crédito: Secretaria de Estado de Turismo

Alan Pacheco

Imagine um lugar que reúne muita história e natureza. Pode poupar a imaginação, pois esse local já existe: é a região da Serra Verde Imperial, composta pelos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.  

Vamos começar pelas atrações históricas. A residência de verão da família real portuguesa ficava em Petrópolis, por exemplo. Lá você poderá encontrar ainda preservado um importante conjunto arquitetônico da época. Exemplo disso é o Museu Imperial. Destaques para os seguintes monumentos:  Palácio Teresa Cristina, de 1920 (Teresópolis); o Palácio de Cristal, de 1848 (Petrópolis); o Palácio Rio Negro, de 1889 (Petrópolis); Colégio Anchieta, de 1902 (Nova Friburgo). Tem também o Museu Casa de Santos Dumont, em Petrópolis, que foi construída em 1918 pelo inventor brasileiro, entre outras atrações históricas.

Em relação às atrações naturais, o principal parque da região é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Segundo especialistas no assunto, é um dos melhores locais no Brasil para a prática de esportes de montanha, como, escalada, trekking, rapel e arvorismo.

Depois de tanta história e aventura, que tal apreciar uma boa gastronomia? Também tem na Serra Verde Imperial. Por causa da imigração europeia, pratos típicos de países como Alemanha, Itália, Portugal e Suíça poderão ser degustados em restaurantes típicos das localidades.

Você pode acompanhar a série completa no canal do Youtube da Record TV:

Essas são as 12 regiões que este R7 Estúdio traz para você. A lista de atrações é ampla, variada e surpreendente. E combina direitinho com o seu estado de espírito. Não perca em breve as próximas sugestões de locais, passeios e atividades turísticas tipicamente fluminenses, com charme definitivamente carioca.

Para ver todos os pontos turísticos e planejar sua viagem pelo Estado do Rio de Janeiro, acesse Turismo RJ

https://img.r7.com/images/rio-de-janeiro-paisagem-29112021155215114

PxHere

Uma iniciativa: Governo do Rio de Janeiro

   

Conteúdo e Marca R7 Multiplataforma
Redatores: Bruna Vichi, Cleide Oliveira, Marcelo Galli e Renato Fontes
Gerente de Branded Content: Raphael Dutra
Arte: Sabrina Cessarovice