Ver o conteúdo do artigo
Do R7 Conteúdo e Marca

Há algumas décadas, o historiador e folclorista potiguar Câmara Cascudo, profundo conhecedor da cultura nacional, cunhou uma frase que sempre é lembrada quando se trata de exaltar o povo brasileiro. O intelectual dizia que "o melhor do Brasil é o brasileiro".

Por ser uma marca genuinamente brasileira, a bandeira de cartões Elo, que atua em todos os estados com cerca de 14 milhões de estabelecimentos parceiros, sabe muito bem o significado desse dito, e sabe também e celebra a criatividade e autenticidade do brasileiro. E por isso tem promovido ações importantes para valorizar cada vez mais o país e os brasileiros, trabalhando localmente e atendendo necessidades específicas de cada região, como é o caso do projeto Elo Destinos.

Criado em 2016, o programa investe em manutenções e melhorias de mais de dez regiões turísticas brasileiras, de norte a sul, como Porto de Galinhas (PE), Bento Gonçalves (RS), Chapada Diamantina (BA), Jericoacoara (CE), Praia do Pipa (RN), Península de Maraú (BA), Morro de São Paulo (BA), Pirenópolis (GO), Brotas (SP), Vale Do Vinhedo (RS), São Roque (SP), Circuito Do Ouro (MG), entre outras.

Legenda: Porto de Galinhas fica no litoral sul pernambucano. (Crédito: Secretaria de Turismo de Pernambuco)
Legenda: Porto de Galinhas fica no litoral sul pernambucano. Crédito: Secretaria de Turismo de Pernambuco
Legado permanente

Dessa maneira, a empresa fomenta a economia local e deixa um legado permanente para as cidades, não se tratando apenas de ações pontuais. Já são mais de R$ 20 milhões em investimentos em melhorias dos atrativos turísticos, como portais, iluminação das ruas, placas de sinalização e carrinhos de mão para transporte de bagagem. Um pouco dessa transformação pode ser vista no vídeo que mostra a contribuição feita ao município de Severiano Melo (RN), conhecido como Terra do Caju.

Além disso, a Elo apoia projetos sociais e culturais em parceria com comunidades, associações comerciais e prefeituras das localidades. No início da pandemia, em março de 2020, o projeto recebeu o reforço do Elo do Bem, que deu apoio financeiro a moradores de alguns destinos. Mais de 5 mil famílias receberam a ajuda.

Transformação pela música
https://img.r7.com/images/destinos-elo-zucatelli-2-24122021213612433

Na paradisíaca Jericoacoara, no litoral do Ceará, por exemplo, o incentivo da Elo transformou a vida do Lucas Vasconcelos, maestro de uma orquestra musical local (Orquestra Jeri), e de dezenas de crianças e jovens que fazem parte do agrupamento instrumental.

O músico teve a ideia de criar uma orquestra na época que dava aulas de flauta doce para a criançada da vila. “Foi quando começou a nascer o sonho, mas não tínhamos instrumentos e local adequado. Com o apoio da Elo conseguimos montar a Orquestra Jeri”, disse. “Hoje, muitas crianças já pensam em seguir a carreira de musicista”, acrescentou. O repertório, claro, é repleto de canções brasileiras.


Conteúdo e Marca R7 Multiplataforma
Redatores: Bruna Vichi, Marcelo Galli e Renato Fontes
Gerente de Branded Content: Raphael Dutra
Arte: Sabrina Cessarovice