Ver o conteúdo do artigo
Clarice Sá e Hysa Conrado, do R7

Imagine que você está numa festa. Som alto. As pessoas circulam, se esbarram. Abraços, beijos e apertos de mão. As comidas exalam aromas atraentes. Luzes brilhantes piscantes também compõem o ambiente. Estímulos múltiplos para todos os sentidos. Imagine o momento em que você se cansa.

Imagine sentir o impacto desse cansaço como parte da sua rotina. É comum que pessoas diagnosticadas com autismo sintam-se assim diariamente em um mundo que raramente leva em conta sua existência e não se preocupa em criar espaços silenciosos, nem com a intensidade dos estímulos visuais, táteis e olfativos oferecidos a todo instante.

O autismo é um transtorno invisível e tentar enxergá-lo é um desafio. A começar pelo diagnóstico, que depende de amplo acesso aos serviços de saúde. Isso impacta os números que não refletem propriamente a realidade. Sem contar a discrepância de diagnóstico entre os sexos. Para cada três homens, apenas uma mulher é diagnosticada com o transtorno, de acordo com dados divulgados pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) em abril.

A professora e pedagoga Luciana Viegas é uma delas. Só foi diagnosticada no ano passado após descobrir que o filho Luiz, de 3 anos, era autista. Até então, sofria do que eram identificadas como crises fortes de enxaqueca, que chegavam a durar quatro dias.

Após o diagnóstico, compreendeu que se tratavam de crises sensoriais. “A gente imita as representações sociais do ambiente e vive a vida inteira imitando. Só que esse mascaramento tem um preço. Esse preço é a exaustão. No meu caso, até eu ser diagnosticada, foram cinco tentativas de suicídio”, conta ela.

Hoje, acolhe como um dos resultados dessas crises o que se chama de estereotipia, movimentos repetitivos que ajudam a extravasar a sobrecarga de sensações e emoções. Elas podem se apresentar como movimentos pendulares, para frente e para trás, mexendo as mãos sobre a cabeça, ou de inúmeras outras formas. Como o autismo é um espectro, cada pessoa manifesta o transtorno com um conjunto único de comportamentos.

No Brasil, um levantamento realizado em 2011 indica que há dois milhões de brasileiros com o transtorno. 

A Organização Mundial de Saúde considera que há 1 autista a cada 160 crianças e admite a existência de dados muito mais alarmantes. O CDC, dos EUA, indica 1 a cada 54. O Brasil vai contabilizar o número de autistas no Censo do ano que vem, mas a falta de acesso amplo ao diagnóstico pode influenciar a exatidão da contagem. A falta de dados específicos e apurados se reflete na ausência de políticas públicas eficazes para essas pessoas.

Apesar disso, conquistas importantes da comunidade autista ocorreram nos últimos anos no Brasil. A Lei Berenice Piana (número 12.764/12) definiu os autistas oficialmente como pessoas com deficiência e instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista.

A conquista mais recente é a Lei Romeo Mion (13.977/20), sancionada em janeiro. O texto cria a Ciptea, Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, para identificar pessoas com autismo em serviços públicos e privados, já que não é possível perceber se uma pessoa é autista apenas pelo olhar.

O diagnóstico

Há diversos fatores que podem causar o transtorno, tanto genéticos, como ambientais, de acordo com a OMS. Um fato, porém, é claro: vacinas não causam autismo.

A revista científica Lancet publicou, em 1998, um artigo que admitia essa possibilidade e gerou uma crise de confiança em relação à vacina tríplice (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) que dura até hoje. No entanto, a publicação se retratou em 2010, doze anos após o ocorrido. O autor do artigo, o gastroenterologista Andrew Wakefield, teve seu registro cassado pelo Conselho Geral de Medicina do Reino Unido.

Para pessoas que se desenvolvem com a impressão de que são estranhas e costumam ser tachadas de grossas ou até como psicopatas, o diagnóstico, ainda que tardio, traz uma sensação de alívio e de autorreconhecimento.

Boa parte dos autistas que chegam ao diagnóstico na idade adulta, antes foram identificados como pessoas depressivas ou com transtorno de ansiedade.

A busca por mais respostas surge, muitas vezes, da ineficiência dos tratamentos prescritos até então. É o que explica a neuropsicóloga Joana Portolese, coordenadora do Ambulatório de Autismo do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).

Transtorno do Espectro Autista

O termo médico usado para nomear o autismo é Transtorno do Espectro Autista, ou TEA. “Depois do diagnóstico do autismo, o tratamento é mais eficiente, e é possível treinar as habilidades sociais. Nesses casos, o acompanhamento multidisciplinar é muito importante”, explica Joana.

Mas quando um adulto diagnosticado com ansiedade e depressão deve se perguntar se é autista? Segundo a neuropsicóloga, é necessário notar se há padrões repetitivos de comportamento, adesões à rotina e inflexibilidade, e uma dificuldade nos relacionamentos de maneira geral.

“São nesses casos muito leves em que essas pessoas acabam sendo consideradas as mais inteligentes, mas ao mesmo tempo são adultos que sempre foram aprendendo, principalmente meninas, a se camuflar, ou a imitar — porque há uma aprendizagem por padrões —, mas não é o natural dessa pessoa. Isso gera estresse e ansiedade, depressão e fadiga muito grande”, explica.

Uma capacidade maior de camuflar estas características está entre as razões pelas quais as mulheres são menos diagnosticadas com o transtorno.

Sinais de autismo na infância (Arte/R7)

Sinais de autismo na infância

Arte/R7

Só depois do diagnóstico correto é que as pessoas conseguem encontrar um tratamento com o qual se identificam melhor.

“As crianças, em sua maioria, têm alterações sensoriais e existem as comorbidades psiquiátricas como TDAH [Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade], síndromes ou quadros neurológicos associados. Isso tudo é importante para pensar em uma intervenção e em estratégias para a escola. As avaliações também são necessárias para aproveitar os pontos fortes dessa criança”, explica Joana.

Não há um remédio para o autismo, como lembra a especialista. Mas comorbidades associadas podem ser tratadas, inclusive com medicamentos. Para o autismo, em si, existem algumas terapias e intervenções que podem auxiliar. A principal delas é o ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês), uma abordagem da psicologia que trabalha o comportamento da criança. 

“Para adultos e adolescentes o indicado é a terapia cognitiva comportamental, com foco no treino de habilidades sociais e a integração social. Para crianças, geralmente é indicado o acompanhamento fonoaudiológico e pedagógico, quando há a necessidade de um mediador na escola, por exemplo”, explica a neuropsicóloga.

“Esses pacientes acabam tendo um acompanhamento ao longo do tempo para acompanhar as evoluções e ver quais estratégias estão dando certo”, diz ela.

Dificuldades

Nem sempre o acesso ao diagnóstico e às avaliações é facilitado pelo sistema público de saúde. Segundo Joana, faltam profissionais capacitados e lugares onde seja possível realizar as intervenções necessárias.

“Hoje o autismo está muito mais falado, então a maior dificuldade é a questão financeira. Temos poucos lugares que fazem essa intervenção, e com um valor muito alto para a maioria dos brasileiros.”

Foi o que aconteceu com a fisiculturista Priscilla Peres que, por um bom tempo, sofreu com a sensação de ser diferente. “A vida inteira eu fugi das pessoas, porque elas achavam que eu era grossa, que eu não dava bola para o que elas falavam, que eu era superior porque não queria discutir as coisas. Na escola, eu também não gostava de falar com ninguém”, diz Priscilla.

Ela conta que começou a dar sinais de que era autista por volta dos 4 anos. Aos 13, tinha diagnóstico de transtorno bipolar. Sempre que tinha crises e ia ao médico ou precisava ser internada, ela voltava para casa com um pacote de remédios e um novo diagnóstico. “Eu vivia uma vida dopada, não sabia o que tinha de verdade”, conta. Aos 19 anos recebeu, enfim, o diagnóstico de TEA.

“Eu não entendia o que era autismo na época. Lembro que falei pro médico: ‘Pelo amor de Deus, mais um CID não’”, relembra. CID é a sigla de Classificação Internacional de Doenças, um compêndio que identifica as doenças e condições de saúde por meio de códigos, que devem ser registrados nos laudos médicos.

https://img.r7.com/images/r7-estudio-autismo-01102020114547806

Arte R7

No caso da fisiculturista, as comorbidades são transtorno de ansiedade generalizada, transtorno convulsivo, transtorno bipolar e TDAH.

“Tive um comportamento muito estranho durante a minha vida inteira. Quando recebi o diagnóstico e começaram a encaixar as peças, tive um baque. Falei ‘A minha vida foi uma mentira então, e agora?’”.

Deixar de esconder suas questões também foi uma forma de tornar o transtorno visível. “A gente pensa diferente, não entende linguagem confusa, sarcasmo, entremeios. A pessoa precisa ser objetiva”, diz.

Agora, Priscilla é clara. Se não entende algo, avisa. Explica que é autista e pede que o interlocutor repita. Hipersensível aos sons, ela usa abafador de ruído para trabalhar em academias, protegendo os ouvidos. Aos alunos, diz que pode ser necessário sair das aulas em algumas ocasiões.

Priscilla Peres (Arte/R7)

Priscilla Peres

Arte/R7

Ainda assim, quando chega ao final do dia, Priscilla sofre com o que define como "ressaca social". O excesso de estímulos pode ser tanto que provoca convulsões. A quebra de rotina também. Na pandemia, por exemplo, o número de alunos que atende como personal trainer dobrou.

“Foi ótimo. Mas o corpo, como resposta, passou a convulsionar todos os dias.” O psiquiatra precisou aumentar a dosagem de remédios.

Hoje, no entanto, ela lida com a dureza da rotina com aceitação. “Eu posso passar mal, posso ter de sair da aula, só que hoje eu consigo explicar, amadureci isso na transição de aceitar-me autista”, conta. “Encaro de uma forma diferente o meu autismo, eu me faço clara pras pessoas porque me escondi durante muito tempo.”

Priscilla também atua na conscientização do autismo pelas redes sociais, com o perfil @mundo.asperger

Neurodiversidade e ativismo

O termo neurodiversidade, cunhado em 1998 pela socióloga australiana Judy Singer, dissocia o autismo e outros transtornos neurológicos da ideia de que são doenças a serem curadas, e os apresenta como partes de uma nova categoria de diferenças humanas. Dessa forma, um autista e uma pessoa neurotípica (as que não são diagnosticadas com nenhum transtorno), são todas neurodiversas. Para a socióloga, que também é autista, o transtorno é uma característica identitária do ser humano.

A popularização do termo pelo mundo contribuiu não só para uma nova visão a respeito das pessoas diagnosticadas no espectro, como também abriu portas para um ativismo protagonizado por autistas e distante da ideia de cura, mas focado em desenvolvimento e busca de autonomia.

Tiago Abreu, que comanda o podcast Introvertendo (Arte/R7)

Tiago Abreu, que comanda o podcast Introvertendo

Arte/R7

Entre os brasileiros, o movimento ganhou força na última década e despontou na internet com uma atuação voltada para a produção de conteúdo. Seja em plataformas de vídeo ou nas redes sociais, a pauta é abordada com uma perspectiva que busca desestigmatizar o espectro e o autista.

Tiago Abreu, de 24 anos, é jornalista e comanda o podcast Introvertendo, produzido e apresentado apenas por autistas. O programa nasceu em 2016 em um grupo terapêutico na Universidade Federal de Goiás.

Com o slogan “um podcast onde os autistas conversam”, os ouvintes já acompanharam discussões sobre morar sozinho, a presença de autistas na universidade e na comunidade LGBTQIA+.

“Uma das vantagens do podcast é que as pessoas se sentem muito próximas de quem está produzindo o conteúdo. Já recebemos mensagens de gente dizendo que se identificou com o espectro depois de nos ouvir e procurou ajuda”, conta Tiago. Apesar de ter como foco autistas na vida adulta, a produção conquistou um público diverso, agregando também familiares de neuroatípicos.

Pais e não autistas
undefined

Na comunidade autista existem divergências entre pais e mães que atuam como ativistas e pessoas com autismo leve. Os pais lidam com críticas por capitanearem o movimento sem serem autistas. Em contrapartida, apontam que há diferenças profundas entre as vivências de autistas leves e de autistas severos, alguns deles não verbais, ou seja, que não falam.

“Eu percebo que muitos pais se sentem ameaçados por autistas e autistas se sentem ameaçados por pais ativistas. No entanto, realmente há uma incompreensão de alguns autistas leves em relação à vida de uma família que convive com um autista severo”, avalia Tiago.

No Brasil, o ativista mais influente da comunidade autista é um pai, o apresentador de TV Marcos Mion. Romeo, filho dele, é quem dá nome à lei que instituiu a Ciptea. Outra personalidade com influência na comunidade autista é Fátima de Kwant, jornalista, especialista em autismo e desenvolvimento e assessora de Mion.

Por serem pais e não autistas, enfrentam resistência por parte da comunidade. “Percebo que o Brasil é polarizado até nas causas”, diz Fátima, que mora na Holanda. Ela é mãe de Edinho, autista leve de 23 anos, e uma das fundadoras da recém-lançada Reunida (Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas).

A entidade, que defende a conscientização e os direitos dos autistas, é apadrinhada por Mion e conta com o apoio de Berenice Piana. Uma das lutas é para impedir o uso pejorativo do termo autista. 

Há, ainda, quem faça outros apontamentos dentro do ativismo. É o caso da professora Luciana Viegas, membro da ABRAÇA (Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas). Além de ser uma mãe ativista, ela também se tornou parte do movimento pela neurodiversidade depois de receber o diagnóstico de autismo leve.

Para Luciana, não dá para desvencilhar o ativismo autista da discussão sobre raça no Brasil. “Eu sou uma mulher negra e falo dessa posição. A gente já sabe que as pessoas negras sofrem atravessamentos e a saúde é um desses sistemas que excluem. Uma médica já falou que meu filho não era autista e sim mal educado por não responder às interações sociais. Foi aí que eu entendi que a gente estava travando uma luta dupla, contra o racismo e o capacitismo”, conta.

Mãe de Luiz, de 3 anos, autista não verbal, uma das tantas preocupações de Luciana é sobre a manutenção da vida do filho num país em que a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado pela polícia, segundo relatório da CPI do Assassinato de Jovens apresentado pelo Senado em 2016.

Luciana Viegas, mãe de um filho autista (Arte/R7)

Luciana Viegas, mãe de um filho autista

Arte/R7

Em 2019, uma família do Rio de Janeiro acusou policiais militares de terem chicoteado um jovem autista. Na ocasião, o rapaz, que morava no complexo de favelas do Chapadão, foi abordado em casa durante uma operação e não conseguiu responder às perguntas dos agentes, que usaram fios para agredi-lo.

Atualmente, Luciana integra o núcleo de autistas negros da ABRAÇA, onde um grupo de dez ativistas troca experiências e busca dar visibilidade para as questões raciais dentro do movimento.

“Eu não queria falar disso, mas teve uma hora que eu fiquei com medo. Quantos de nós não estão sendo presos pela polícia por parecerem suspeitos?”, questiona.

Educação Especial ou Inclusiva?

A estratégia de separar o aluno autista dos alunos neurotípicos, chamada de Educação Especial, não agrada aos profissionais da área. “É um conceito de exclusão com um olhar de incapacidade, em que o aluno precisa se adaptar à escola”, explica a psicopedagoga Ivone Scatolin.

A Educação Inclusiva, no entanto, oferece um olhar de acolhimento às diferenças, mantendo o aluno deficiente dentro da sala de aula e oferecendo a ele possibilidades de seguir junto com a turma. “Essa criança vai ser beneficiada do convívio social em uma aprendizagem de educação colaborativa. O pouco que ela aprender já vai atender ao seu direito de se inserir na sociedade”, afirma Ivone.

Existe ainda a ideia do atendimento educacional especializado, em que a criança também precisa acompanhar o grupo da sua faixa etária, mas com um conteúdo adaptado. “Talvez não seja o mesmo livro ou a mesma atividade, e esse atendimento é feito por um profissional especializado. Ele vai estimular a criança a interagir mais e a desenvolver autonomia”, explica.

Ainda assim, para ser inclusivo, o sistema de ensino precisa entender as demandas subjetivas de cada aluno autista para, dessa forma, elaborar maneiras de trabalhar seu desenvolvimento. 

“A escola obrigatoriamente tem de criar um plano com um objetivo específico para a criança autista. Se o objetivo é que ela aprenda matemática, depois da avaliação é preciso traçar um plano, nem que seja, por exemplo, aprender os 10 primeiros números.”

Lei Berenice Piana

“Se a mãe não vai à justiça com a lei debaixo do braço, ela não tem nada.” Essa é a avaliação de Berenice Piana, coautora da lei que leva seu nome. Ela é mãe de Dayan Piana, hoje com 26 anos, personagem fundamental na luta para que pessoas diagnosticadas com TEA pudessem ser contempladas pela legislação brasileira.

Aos 2 anos de idade, Dayan começou a dar sinais de que poderia ser uma criança neuroatípica. Primeiro, parou de falar completamente. Depois, não olhava mais nos olhos. Por fim, não respondia aos chamados, como se não pudesse escutá-los.

“A ideia de lutar por uma lei surgiu da minha dificuldade de encontrar tratamento para meu filho na rede pública. As pessoas não sabiam o que era autismo. Aí vi que tinha outras mães numa situação pior que a minha, então senti que precisava lutar por elas”, conta Berenice.

Mas as dificuldades não pararam no atendimento médico. Assim que entrou para a escola, aos 4 anos, Dayan viveu a primeira experiência de despreparo e negligência por parte do sistema de ensino.

“Expliquei as dificuldades que ele tinha, o que poderia acontecer e ninguém deu atenção. Aí ele pulou o muro da escola e ficou desaparecido uma tarde inteira”, relembra ela.

Apenas depois de recorrer à rede particular de saúde, o filho pôde receber um tratamento minimamente adequado e apresentar melhoras no quadro, que, àquela altura, já tinha se agravado ao ponto de Dayan não conseguir mais usar roupas.

Ao mesmo tempo em que buscava uma melhoria de vida para o filho, Berenice corria atrás de uma maneira de criar uma lei, que seria a primeira a garantir direitos específicos às pessoas com TEA no Brasil. Depois de ir à Brasília por conta própria e receber uma negativa em relação à sua proposta, Berenice precisou bater de porta em porta para que algum senador a escutasse.

Depois de reunir pais que também se desdobravam pela mesma causa, Berenice conseguiu ser ouvida. Primeiro na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). Só depois, no Congresso Nacional.

Berenice Piana (Arte/R7)

Berenice Piana

Arte/R7

“Na Câmara foi o mais difícil. Muitos deputados não queriam nem saber, não colocavam a proposta na pauta para votação. Tive de fazer várias viagens à Brasília para mobilizar, sempre tentando encontrar um assessor ou um parente dos deputados que tivesse um filho autista para poder tocá-los de alguma forma", diz ela.

“Acompanhei passo a passo, falei com o presidente da Câmara, até que a saga acabou em 27 de dezembro de 2012, às 23:45, quando a lei foi sancionada. Não sabia se eu ria ou se chorava, finalmente o Brasil tinha uma lei que garantia o direito dessas pessoas”, conta. 

Oitos anos depois, a luta é a para fazer valer a lei. Afora o cumprimento imediato do artigo que obriga escolas públicas ou privadas a aceitarem a matrícula de alunos autistas, os outros direitos garantidos seguem apenas no papel. 

“Inclusão de fato tem que ser sinônimo de felicidade e não sofrimento, como bullying e descaso”, afirma Berenice. Além da falha no sistema educativo, há ainda a negligência do Estado em relação aos autistas adultos que não conseguem acesso à moradia assistida, outra prerrogativa garantida pela lei.

“Para o autista adulto ninguém olha com carinho, mas o autismo não acaba aos 18 anos. Muitas vezes eles ficam na rua ou viram mendigos quando não têm quem cuide deles”, avalia.

Em Itaboraí, cidade onde mora com a família, no Rio de Janeiro, Berenice criou a Clínica Escola do Autista, que funciona há sete anos e atende 200 pessoas com TEA de todas as idades. Atualmente ela toca o projeto “Eles Cresceram”, que pretende dar assistência e oportunidade de trabalho para adultos dentro do espectro.

Autistas adultos e suicídio

Outro ponto a ser tocado é a questão do suicídio. Um estudo de 2014 com adultos autistas de grau leve, publicado na revista Lancet Psychiatry, identificou que 66% relataram pensar em suicídio e 35% tentaram tirar a própria vida. 

Levantamento de 2012 de pesquisadores da Penn State College of Medicine, dos Estados Unidos, indicou que 14% das crianças com autismo de até 16 anos já haviam “algumas vezes” ou “frequentemente” tentado suicídio ou pensado nisso. A taxa é 28 vezes maior que a de crianças neurotípicas da mesma idade. Nem a severidade do autismo nem o QI do entrevistado alteraram a frequência.

“Com o crescente número de diagnósticos de autismo e com o alarmante aumento no número de casos de suicídio nessa população, torna-se de extrema importância avaliar criteriosamente esses indivíduos, particularmente após os 10 anos de idade, quanto a presença de fatores de risco para suicídio”, orienta a psicóloga Taís Augusto, especialista em TEA.

Adolescentes e adultos autistas manifestam tendências suicidas de formas diferentes das pessoas neurotípicas. Nem sempre comportamentos de autolesão, por exemplo, significam risco de suicídio para pessoas com autismo. Por isso, é importante a busca por profissionais familiarizados com o transtorno, que devem abordar o assunto claramente com a pessoa e sua família.

Suicídio entre autistas (Arte/R7)

Suicídio entre autistas

Arte/R7
Capacitismo

As dificuldades que os autistas enfrentam vão desde a maior probabilidade de provocar a própria morte a questões aparentemente pequenas, mas que podem ter consequências profundas. 

Vanessa Sanches é mãe de Vicente, de 7 anos, que é autista leve. Eles precisaram se mudar em plena pandemia após reclamações sobre o comportamento do menino. O episódio foi apenas mais uma das faces do capacitismo - o preconceito sofrido por pessoas com deficiência - na vida da família.

O isolamento social provocado pela pandemia fez com que todas as consultas terapêuticas de Vicente passassem a ser feitas pela internet. O impacto da mudança de rotina foi grande. 

Abalado com a nova rotina de privações, passou a correr sem parar por toda a casa como forma de extravasar o impacto emocional. Os vizinhos não gostaram do comportamento e chegaram a sugerir que a família se mudasse para um sítio.

Vicente foi diagnosticado aos 2 anos e, no seu caso, o autismo é considerado como de alta funcionalidade porque intensifica algumas de suas capacidades de aprendizado. Ele começou a ler aos 3 anos, escreve desde os 4 e hoje, com 7, fala inglês. Vicente também tem hipermemória, conhece bandeiras de dezenas de países e é fascinado por elas.

No entanto, conta Vanessa, ele sofre para executar algumas tarefas simples, como vestir as próprias roupas. O diagnóstico precoce de Vicente permitiu que a família compreendesse as melhores maneiras de estimulá-lo e percebessem seus avanços e regressos. Eles se mudaram para uma casa no fim de abril, logo após a discussão com os vizinhos.

O impacto da exclusão foi tão grande que Vanessa viveu um momento depressivo e o filho, percebendo a crise, regrediu. Vicente parou de falar e de brincar com letras, um de seus passatempos favoritos. O atendimento presencial teve de ser retomado com todos os cuidados de prevenção contra a covid-19. Só em setembro Vicente começou a retomar gradualmente sua rotina, a brincar com as letras e a interagir com os pais. 

Mais respeito aos autistas no dia a dia (Arte/R7)

Mais respeito aos autistas no dia a dia

Arte/R7

Em uma publicação no Facebook, Vanessa mostrou a troca de mensagens no grupo de WhatsApp do condomínio e a postagem viralizou. Ela foi acusada de se fazer de vítima e de não exercer tolerância. Vanessa diz que não negou que a criança fazia barulho e sim que via o comportamento como temporário, um reflexo das mudanças da pandemia.

“Tive muitas mensagens de solidariedade, que eu agradeço e foram bem importantes, mas de fato tinham várias que, além de solidárias, eram ricas em capacitismo”, conta.

A visão da criança como "especial", e da mãe, pai ou responsáveis como "guerreiros" são comumente verbalizadas como uma maneira de valorizar essas pessoas. No entanto, esses termos vêm sendo reprovados por quem convive com pessoas com deficiência. “Eles romantizam a deficiência. É uma coisa perigosa porque acaba doendo da mesma forma como dói a agressão”, desabafa.

Moradora de Taquara, uma cidade de cerca de 50 mil habitantes no Rio Grande do Sul, ela será a primeira pessoa no estado a entrar com processo por capacitismo contra um condomínio.

Vanessa faz parte do  Coletivo Pró-Cidadania que promoveu, em duas feiras literárias no interior do Rio Grande do Sul, a “Hora do Silêncio”, um momento de acessibilidade para o público com TEA, em que ruídos e movimentos que podem desorganizar crianças com o transtorno são paralisados.

“Para uma criança, um jovem ou adulto autista, o simples ato de conviver em meio a um ambiente barulhento, muito movimentado ou com excesso de estímulos visuais o afeta como uma violência”, diz a apresentação da iniciativa.

A forma como o autismo se manifesta em cada pessoa é única. Nem todos, portanto, se sentem tão afetados por sons intensos. Um exemplo é João Henrique Lopes, que começou a ter aulas de bateria com apenas 2 anos de idade e atualmente faz parte da GoodTime Rock Band, com mais três amigos, todos autistas.

João também foi vítima de um caso de capacitismo, quando dois humoristas tiraram sarro da banda. A dupla foi indiciada por crime de discriminação da pessoa com deficiência. Na época, João perdeu o ânimo de tocar. O episódio, no entanto, já ficou para trás. 

O youtuber Marcos Petry costuma reforçar que a caminhada no espectro é dinâmica. Assim como vimos com o menino Vicente, que avançou, regrediu, e voltou a avançar de acordo com estímulos e situações de estresse.

Marcos conta que tem hipersensibilidade na parte superior do seu corpo e sempre sentiu muita dificuldade de abraçar. Mas ao longo dos anos, foi treinando e aprendendo a melhor forma de interagir para poder retribuir o carinho que queriam oferecer. Hoje, diz, ainda não tem o melhor dos sotaques, mas sabe se comunicar na linguagem do “abracês.” 

R7 Estúdio especial sobre autismo (Arte/R7)

R7 Estúdio especial sobre autismo

Arte/R7

Edição: Luciana Mastrorosa
Reportagem: Clarice Sá e Hysa Conrado
Arte: Sabrina Cessarovice
Produção audiovisual: Caroline de Moraes e Pedro Canin
Edição de vídeo: Caique Ramiro, Danilo Barboza e Edimar Sabatine,
Videografismo: Eriq Gabriel Di Stefani e Marisa Eiko Kinoshita