No mesmo dia em que a Record TV completa sete décadas de existência, seu filho prodígio e hiperconectado, o R7, faz 14 anos como um retrato da geração Z: consumidor e provedor de informação em ambientes digitais completamente diferentes, tudo ao mesmo tempo.
Das redes sociais aos blogs, passando pelos vídeos exclusivos e atravessando o conteúdo da TV, o portal cresceu, virou multiplataforma e assumiu uma identidade social first, mantendo a vertente popular com que nasceu e pondo a linguagem simples, direta e informativa a serviço do internauta.
Acompanhe a seguir, ano a ano, as principais inovações do portal para manter o pioneirismo na área tecnológica e as campanhas disruptivas em suas plataformas.
Estreia do Portal R7, em 27 de setembro de 2009, no mesmo dia em que a Record fazia 56 anos
ReproduçãoPrimeiro portal com linguagem popular do país, o R7 estreou em 27 de setembro de 2009 com a proposta de atrair o leitor que não se sentia representado pelas versões online dos veículos tradicionais. Foi o único também que surgiu com a clara intenção de se dirigir de maneira simples e direta às classes C e D.
Já no seu primeiro ano, o portal contava com 65 blogueiros, uma das grandes novidades do jornalismo da era digital. Interagia ainda com o conteúdo que ia ao ar na TV e ganhou o Prêmio Top Empreendedor.
Nesse ano foi ao ar Legendários, o primeiro programa 100% multiplataforma da TV aberta. João Gordo, direto de sua casa, dividia o comando da atração com Marcos Mion, nos estúdios da Record TV — em uma ideia que seria a avó do video react que o influenciador digital Casimiro faz hoje. O espectador podia acompanhar o show tanto no portal quanto pela TV, em suas duas diferentes versões ao vivo.
Na segunda fase, a atração ganhou a versão online Legendários na Web, com a missão de repercutir nas redes sociais seus principais momentos, interagindo ao vivo com os internautas. E olha que naqueles tempos isso nem tinha virado moda.
A narrativa popular também marcou a cobertura dos Jogos Panamericanos de 2011, dando origem a um estilo que se consolidaria com a transmissão em TV aberta das Olimpíadas de 2012.
Na época, o The New York Times elogiou o novato R7. Pouco mais de dez anos depois, em 2023, os dois veículos firmaram parceria e o portal passou a publicar as reportagens do jornal americano.
Foi também nesse período que o R7 assumiu a cobertura 24 horas de A Fazenda, então na terceira temporada. E com uma novidade na TV brasileira: tudo de graça.
Estreou em 2011 o Ídolos na Web, a primeira extensão online de um programa da TV aberta no país. Apresentada por Dani Duff e Felipe Vita, a atração mostrava os bastidores do Ídolos da TV, quando ele saía do ar.
A ideia deu tão certo que em 2014 foi lançada a R7TV, com conteúdo exclusivo para internet criado a partir de produções da Record TV, como o Hoje em Dia Online e o Balanço Geral Online.
Nesse mesmo ano, quando as redes sociais ainda eram bicho de sete cabeças para grande parte dos brasileiros, a novela Rebelde teve suas extensões online fortalecidas no mundo digital: até a escola Elite Way, onde se passava grande parte da história, ganhou site oficial próprio e conteúdo que completava a trama.
Foi nessa época que o portal atingiu seu primeiro milhão de seguidores no Twitter e no Facebook — as redes sociais do momento.
A banda formada na novela Rebelde saiu em turnê nacional, com shows transmitidos ao vivo e sob demanda pelo R7, com direito a flashes durante a programação da TV.
Ainda na dramaturgia, o R7 também saiu na frente com a rádio Balacobaco, uma extensão da novela Balacobaco, e um jornal digital dos anos 1970, complemento do enredo de Pecado Mortal, que foi ao ar em 2013.
Novela 'Rebelde' completa 12 anos
Divulgação Record TV
A sétima edição da Fazenda, ainda apresentada por Britto Jr., estava no ar em 2014, e a Record TV e o R7 apresentavam ao público conceitos de interatividade até hoje populares, como batalha de hashtags, votação por aplicativo e plateia virtual. Tudo muito conectado com as redes sociais.
Foi plantada nessa época a sementinha que deu origem à ideia d'A Fazenda Mais Conectada, apresentada em 2018, com Marcos Mion. A tendência elevou a Record TV, a primeira emissora aberta a oferecer variedade de mídias, ao patamar de a mais interativa do país.
E, já que estamos falando de social media, como divulgar uma série que a internet toda já viu de maneira completamente nova? Do jeito que o público online gosta: com muita zueira. A ação pioneira com memes que o R7 Multiplataforma fez para lançar Breaking Bad — A Química do Mal rendeu uma Menção Ouro no Shorty Awards, o Oscar das redes sociais, em 2014. Era o início de uma era de memes, que hoje domina as plataformas digitais.
No mesmo ano, foi lançado o R7VC, ferramenta criada para coletar sugestões e vídeos do público, alimentar o jornalismo, produzir entretenimento e ajudar a criar a TV. Teve versão web e até aplicativo! Tudo para o público se sentir mais próximo da telinha da TV e do portal R7.
Em 2015, o Twitter fez sua primeira intervenção física ao vivo na TV brasileira. Foi na oitava edição de A Fazenda, na atração chamada de "chuva de tweets"! Nessa ocasião, o peão vencedor de uma das últimas provas ganhou o direito de entrar em uma cabine e receber uma chuva de mensagens publicadas na rede social, alguns dos posts do público. Foi uma vantagem e tanto na reta final do jogo — além de muita inovação para quem acompanhou do outro lado da tela.
Nesse ano ainda, o aplicativo do R7 ganhou sua primeira versão para relógio inteligente. Na mesma época, foi lançado o R7 Play, em parceria com o YouTube Brasil, o primeiro serviço de assinatura sob demanda do R7 Multiplataforma, que mais tarde deu origem ao que hoje é o PlayPlus e à rede de parceiros produtores de conteúdo ACLR. Isso em um momento em que as concorrentes ainda trabalhavam às voltas com os próprios sites.
Para comemorar a volta do Gugu para a Record TV, o R7 Multiplataforma propôs uma brincadeira diferente, o #DesafioDoPintinho. O elenco da emissora foi convidado a postar um vídeo dançando o Pintinho Amarelinho. Cada participante desafiava três pessoas. A corrente chegou tão longe que atingiu, de forma natural, personalidades como Neymar e David Luiz, direto da Europa.
Na estreia do Programa do Porchat, o R7 abusou da popularidade do Snapchat (que estava bombando naquele momento!): fez um filtro personalizado para o programa. A ação, somada a um grande pacote de interatividade nas redes sociais, foi finalista do Shorty Awards em 2017.
Filtro exclusivo do Programa do Porchat no Snapchat, em ação inédita na TV aberta brasileira
ReproduçãoAinda nesse ano, a Record TV foi a primeira emissora a produzir extensões online dos seus programas em 360º.
Para manter o clima de zueira da conversa no Twitter, a Record, por meio do R7 Multiplataforma, foi o primeiro grupo de televisão DO MUNDO a colocar os gifs, aqueles formatos gráficos usados para deixar as imagens animadas, na tela da TV. O portal também integrou o primeiro time de produtores de conteúdo a testar os storytellings do Google.
Em 2019, o Jornal da Record foi destaque: ganhou versão 24 horas, o JR 24h, com edição diária, boletins digitais espalhados pela programação da TV, site atualizado 24 horas por dia no R7, dois podcasts e redes sociais full time. Isso incluindo o então novo fenômeno da internet: o TikTok.
No mesmo ano, o R7 Multiplaforma conduziu mais de 900 horas de transmissão de conteúdo e fez a maior cobertura digital nacional dos Jogos Pan-Americanos do Peru. Ela se estendeu para R7.com, YouTube, PlayPlus, Record TV, redes sociais, blogueiros e podcasts.
Durante a pandemia, Record TV e R7 fizeram a primeira live 100% multiplataforma da TV brasileira, incluindo a televisão! Foi com um show do Fernando & Sorocaba, transmitido na telinha, nas redes sociais, no YouTube e outras plataformas digitais.
E não falamos que o TikTok era o destaque do período? Nesse ano, A Fazenda se tornou o maior perfil de reality show da plataforma em todo o mundo (posição que ocupa até hoje) e ainda inovou ao usar as figurinhas do WhatsApp na tela da TV.
Em 2021, a Record TV atingiu a marca de 50 produtos transmídia. 50 quadros, webséries e programas exclusivos para o digital, mas que trazem consigo a extensão das marcas que vão ao ar na emissora.
Para o www, também foi um grande ano: a audiência do R7 cresceu 10% e o portal se consolidou como o terceiro mais visitado do país — posição que ainda ocupa.
Nesse ano, o portal passou a exibir, em conjunto com a Record TV e o PlayPlus, o Paulistão 2022. A novidade contou com exibição e narração exclusiva para o digital, com Silvio Luiz, em sua estreia nas plataformas digitais, ao lado dos humoristas Marcos Chiesa, o Bola, e Márvio Lúcio, o Carioca, e do apresentador Zé Luiz. A mistura de humor com esporte deu muito certo e foi sucesso de repercussão nas mais diversas plataformas digitais.
Marcos Chiesa, o Bola, Silvio Luiz, Zé Luiz e Márvio Lúcio, o Carioca, em atração nas plataformas digitais
Divulgação
Também na área esportiva, o podcast Joga nas 11 ganhou espaço, com direito a uma versão para a Copa do Mundo, que completou a cobertura dos jogos para o R7, direto do Catar.
Pensando em conteúdos cada vez mais nichados, nasceram nesse período verticais de conteúdo R7 agora bastante conhecidos: o RPet, focado em conteúdo sobre animais de estimação; o Renda Extra, vertical que traz dicas para quem precisa ganhar um dinheirinho a mais e economizar; o R7 Receitas, com passo a passo de delícias para fazer na cozinha; o R7 Entrevista, com bate-papos semanais com personalidades de diversos segmentos; e o MonitoR7, ali reformulado, capaz de desvendar mistérios e boatos que circulam nas redes sociais.
O R7 assumiu uma identidade definitivamente social first, na qual a importância de informar pelas redes sociais passou a ser concomitante ao abastecimento do próprio portal. Neste ano, o público ganhou duas edições diárias da newsletter R7 em Ponto — com resumos do dia a dia factual, mas também notícias leves e serviços.
Também neste ano, o R7 lançou a primeira série documental em formato Reels do mundo. Chamada Jardim Pantanal — Vidas Alagadas, foi ao ar no Facebook e no Instagram e retratou o drama das pessoas que vivem com medo constante de perder tudo em tempestades na zona leste de São Paulo.
Seguindo o caminho de criação de conteúdo cada vez mais nichado e focado em atrair os mais diversos segmentos e interesses, estrearam neste ano o Viva a Vida, com conteúdo de moda, beleza e lifestyle, e o R7 Nitro, focado em games, animes, mangás, HQs e séries.
E é inovação que não acaba: o portal e suas redes sociais sediaram ainda em 2023 "o reality show mais interativo de todos os tempos", A Grande Conquista, que teve direito até mesmo a uma rede social própria, a Rede da Conquista.
Ufa. Se com 14 anos o R7 já fez esse tanto de coisa, imagine o que não vem pela frente com a chegada da maioridade... Ainda é um adolescente, sabe?
E você, amigo do outro lado da tela, vai estar conosco nessa?
Comemore com a gente! Não é todo dia que um universo de conteúdo desses faz aniversário! Obrigado por criar tudinho ao nosso lado!
Saiba mais sobre o R7 Multiplataforma:
Edição e Diagramação: Vivian Masutti
Gerente de Produção Audiovisual: Douglas Tadeu
Assistente de Produção Audiovisual: Guilherme Estevam
Coord. de Vídeo e Produção de Conteúdo: Danilo Barboza
Produção de Conteúdo Audiovisual: Julia Vizioli
Especialista de Conteúdo Audiovisual: Miguel Skol
Locução: Gabi França
Videografismo: Marisa Kinoshita
Edição e Finalização: Caique Ramiro
Coordenação de Computação Gráfica: Adriano Sorrentino