Velas e lamparinas! Mais de 1,5 milhão de pessoas vivem sem luz dentro de casa, famílias brasileiras que estão espalhadas por várias regiões do país.
Algumas estão em lugares isolados como ilhas, áreas rurais ou comunidades quilombolas, mas também tem gente no escuro que mora no coração da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Dados do Ministério de Minas e Energia mostram a realidade da pobreza energética pelo Brasil
Arte R7O Jornal da Record fez uma expedição por essas regiões em que as pessoas não sabem o que é banho com chuveiro elétrico e nem podem guardar comida na geladeira.
Os repórteres Pedro Paulo Filho, Rogério Guimarães e Ingrid Griebel percorreram o Rio de Janeiro, o Espírito Santo, o Maranhão e o Ceará.
Eles se impressionaram com o que viram e ouviram durante as gravações da série especial.
Na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro: da esquerda para a direita, Thiago Bessa, Pedro Paulo Filho, Helízio Gonçalves e João Paulo Souto
Arquivo PessoalRogério Guimarães e cinegrafista: nossas equipes percorreram regiões isoladas do Nordeste
Reprodução/Record TVIngrid Griebel e o cinegrafista Mário Falcon com moradores da região de Carapina: nunca tiveram rede elétrica em suas casas
Reprodução/Record TVSeu Vilmar: em pleno século 21, ele usa velas na região de Pedro Canário no Espírito Santo
Reprodução/Record TVConheça o seu Vilmar:
Dona Deusenir: só tem luz durante a noite
Reprodução/Record TVAssista à série Pobreza Energética, exibida no Jornal da Record:
Como é a vida na escuridão em uma comunidade sem acesso à energia elétrica
Falta de energia atrasa os estudos das crianças no norte do Maranhão
Comunidades no Rio de Janeiro sofrem com a falta de energia elétrica
Por falta de luz elétrica, mulher de quase 70 anos nunca tomou banho quente
Como a falta de energia elétrica afeta o trabalho e a renda dos brasileiros
O Jornal da Record vai ao ar de segunda a sábado, a partir das 19h45, na tela da Record TV.