Ver o conteúdo do artigo
Bethânia Machado e Juliana Lambert

Contar a história da RECORD Belém é falar sobre sonhos, informação, entretenimento, tecnologia e pessoas. No último dia 21 de março de 2024, a inauguração da nova sede da emissora não trouxe apenas grandes mudanças na estrutura, mas uma nova era para a televisão na região norte do país.

Orgulho de ser RECORD

A trajetória do gerente OPEC, Carlos Cordovil, se confunde com a da emissora. Funcionário mais antigo e sétimo a ser contratado pela empresa, em julho de 1997, ele é só orgulho ao falar que ficou conhecido pelas ruas da capital paraense como “Record”.

“Em 27 anos, já passei por tantas transformações importantes na emissora. Para você ter uma ideia, meu sobrenome é Record. Onde eu moro, por onde eu passo, eu escuto: ‘fala Record’. Não é Carlinhos, só me chamam de Record”, conta.

https://img.r7.com/images/record-belem-25032024173515712

Divulgação

Em entrevista ao R7 Estúdio, Carlos já sofre por antecipação ao pensar na futura aposentadoria: “Tenho uma gratidão enorme pela RECORD. Eu visto a camisa, igual ao Super-Homem, quando ele abre a camisa tem o S, e eu abro a camisa tem o R. É muito amor envolvido. Quando me aposentar, a vida vai ser diferente, não quero pensar, desejo continuar”, confidencia.

Mesmo com bagagem de sobra em televisão, Carlos garante que é essencial reconhecer que ainda há muito a aprender. “A gente não pode dizer que sabe tudo, eu sei um pouquinho e tento transmitir para a minha equipe e outros funcionários que também vem me pedir apoio. Estou sempre aberto a ajudar”, comenta sobre o dia a dia no trabalho.

Quem também faz parte dessa história de sonhos e conquistas, é o gerente administrativo Ivanilson Oliveira, que completou 27 anos de casa. Ele destaca a parceria entre a emissora e seus colaboradores como um dos principais pilares do sucesso da RECORD Belém. "A emissora é parceira, você trabalha e ela te dá oportunidades", afirma. Ele ressalta que a empresa valoriza os funcionários, contribuindo para um ambiente de crescimento e desenvolvimento profissional.

“Entrei como operador de VT, a emissora me deu a oportunidade de ser coordenador de programação, depois gerente de programação e, por último, em 2023, gerente administrativo. Tenho muita satisfação de estar aqui durante esses 27 anos”, assegura Ivanilson.

O colaborador Sérgio Segall também evoluiu com a empresa ao longo dos últimos 27 anos. “Entrei [na RECORD Belém] como eletricista, logo no início, a emissora ainda estava em construção. Depois, fui para encarregado de manutenção e hoje em dia sou supervisor técnico”, relata.

Divisor de águas

Com a inauguração da sede no dia 21 de março de 2024, tida como um divisor de águas na comunicação do estado, a RECORD Belém faz história e anuncia não só mudanças na estrutura, mas uma nova era para a televisão na região norte do país.

https://img.r7.com/images/record-belem-25032024173414161

Ubirajara Bacelar

O evento contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, que fez questão de destacar a importância da nova estrutura e reafirmou a parceria entre o governo estadual e a emissora.

A inauguração também teve a participação do CEO do Grupo RECORD, Marcus Vinícius, do presidente da RECORD, Luiz Cláudio Costa, de personalidades de região, e das estrelas da emissora, Ana Hickmann, Rachel Sheherazade, e a jornalista paraense, que, atualmente, está à frente do JR 24 Horas, Salcy Lima.

https://img.r7.com/images/record-belem-25032024171656730

Ubirajara Bacelar

A nova sede reafirma o compromisso da emissora com a qualidade da programação local e com a comunidade paraense. “É a maior mudança da emissora, não tenho dúvida. É o marco da RECORD no Pará. A estrutura de jornalismo, que é o forte da RECORD no Brasil e também em Belém, está muito superior ao que a gente tem hoje e isso vai ser impactante no mercado, pode ter certeza que ninguém no Pará tem essa estrutura que estamos montando hoje”, garante Ivanilson Oliveira.

Para Sérgio Segall, a nova estrutura impacta de maneira positiva no trabalho dos funcionários, no dia a dia da empresa e também traz oportunidade para aprender coisas novas. “Temos a amostra de como está sendo essa revolução tecnológica. Tudo isso é muito bonito e a gente vê que o esforço do nosso trabalho vale a pena”, afirma.

Faça um tour pela nova sede da RECORD Belém
Relembre como tudo começou

Na década de 1990, o cantor e apresentador Carlos Santos obteve a concessão do canal 10 VHF de Belém e, em 1996, vendeu para a RECORD. Assim, a TV Record Pará foi inaugurada em 10 de junho de 1997.

Antes disso, o sinal da rede chegou a ser retransmitido no estado pela TV Guajará em duas épocas (de 1967 a 1969 e 1990 a 1995). Nos anos seguintes, a cobertura da filial paraense tornou-se a retransmissora da RECORD no norte do país, conquistando bons índices de audiência e, regularmente, a liderança na região.

Há quase três décadas, um novo capítulo na história da televisão em Belém foi escrito com a chegada da RECORD à capital paraense. Desde então, a emissora é presença constante nos lares dos paraenses, trazendo entretenimento, informação e qualidade em sua programação. Nesse período, a RECORD Belém conquistou um lugar especial no coração dos telespectadores e na vida da comunidade local.

A trajetória da RECORD Belém é marcada por momentos memoráveis, com a cobertura de eventos importantes da região e a discussão de questões relevantes para a sociedade paraense. Além disso, a emissora proporciona entretenimento de qualidade para todas as idades e se tornou referência para os habitantes de Belém, com presença marcante nos acontecimentos que moldaram a história da cidade e de seus arredores.

Confira a programação da RECORD Belém pelo canal 10.1 (22 UHF digital).