Ver o conteúdo do artigo
Pablo Marques, do R7

No dia 21 de dezembro, a Terra entra no período em que o hemisfério norte do planeta recebe menos luz solar e por consequência menos calor, dando início à estação mais fria do ano, o inverno.

Para os brasileiros que não convivem com temperaturas tão baixas nesse período do ano, ver uma paisagem coberta de neve é um sonho. Apesar de ser algo bonito para ser contemplado, a chegada do frio é acompanhada por muitas complicações. E a situação fica ainda mais complexa se o país estiver em guerra, como a Ucrânia.

Após nove meses de conflito, ucranianos e russos se preparam para encarar um front de batalha congelante. Ainda que não seja nada atípico para os dois lados, as temperaturas negativas são um elemento preocupante para o futuro da guerra.

No dia 17 de novembro, a capital da Ucrânia, Kiev, registrou uma nevasca e ficou coberta de neve. Com o fornecimento de gás limitado e o de energia prejudicado pelas ofensivas russas, a população que permanece em território ucraninano se prepara para meses duros.

Histórico de frio


A chegada do inverno aos campos de batalha na Ucrânia remete a outros momentos históricos em que os russos contaram com a participação do chamado “general inverno”, uma expressão que destaca o frio como um elemento a favor de Moscou.

Dois momentos estão registrados nos livros de história como exemplos de como é desafiador encarar as tropas russas nesse período. Napoleão Bonaparte decidiu pela retirada de suas tropas em 1812, na batalha de Borodino, e os nazistas foram derrotados em 1941 na batalha de Stalingrado. Um fato em comum das duas vitórias russas: o inverno.

Nas duas ocasiões, os russos utilizaram a estratégia de terra arrasada, na qual se queimaram plantações e pessoas foram deslocadas de suas vilas para que nada pudesse ser usado pelo exército inimigo contra Moscou.

Napoleão conquistou a capital russa e invadiu o Kremlin, mas, diante da falta de estrutura para abrigar e alimentar seus milhares de soldados, decidiu recuar. A imagem do líder francês conduzindo seus homens pela neve em um cenário de destruição eternizou a derrota da França e a vitória russa.

Quadro retrata Napoleão e sua tropa recuando após chegarem a Moscou (Reprodução quadro - Adolf Northern  (1851))

Quadro retrata Napoleão e sua tropa recuando após chegarem a Moscou

Reprodução quadro - Adolf Northern (1851)

A vitória de Moscou na Segunda Guerra Mundial também teve uma importante participação das baixas temperaturas. O historiador especialista em União Soviética Rodrigo Ianhez explica que neste caso há também uma batalha de narrativas, já que o inverno foi usado pelos alemães para justificar a derrota.

“Os franceses, assim como os alemães, sabiam que havia frio na Rússia. Se eles não se prepararam para isso, não é tanto uma questão do frio intenso, mas uma falta de visão estratégica e de tomada de decisões equivocadas”, diz Ianhez.

O especialista conta que havia um descompasso entre os registros das temperaturas feitos pelos alemães e aqueles realizados pelos russos em datas e locais semelhantes, fator que mostraria que estava em construção uma versão da história para justificar o fracasso nazista.


“Os alemães estariam diante da primeira resistência bem-sucedida do Exército Vermelho e criaram uma narrativa de que a neve foi um fator decisivo, como se tivesse sido anormal o frio naquele ano", explica o historiador. A intenção, diz, era justificar equívocos cometidos por eles e assim diminuir a imagem heroica da resistência soviética.

Nazistas sofrem com a lama após a neve e o gelo derreterem
 (Wikimedia Commons)

Nazistas sofrem com a lama após a neve e o gelo derreterem

Wikimedia Commons


Ianhez conta que os russos não gostam da valorização das baixas temperaturas nas guerras, porque isso desmerece o esforço da própria população para expulsar as tropas inimigas.

“Os russos não gostam do termo 'general inverno' e da referência constante ao fato de o inverno ter tido um papel relevante nessas vitórias. Porque diminui o principal fator, que foi a resistência do povo soviético. Estamos falando de uma campanha que matou 28 milhões de pessoas”, explica.

O futuro da guerra


O dia 24 de fevereiro de 2022 também estará registrado nos livros de história para que seja profundamente analisado. Foi nesse dia que a Rússia deixou de ameaçar a Ucrânia com manobras militares próximas à fronteira entre os dois países e invadiu o território vizinho, levando a guerra de volta para o continente europeu, fato que não acontecia desde 1945.

Um novo capítulo da guerra passa a ser construído com a queda das temperaturas nas próximas semanas. Um dos principais pontos, que pode mudar os rumos do conflito, é a dependência que a Europa tem do fornecimento de gás natural pela Rússia.

“A Rússia tem utilizado o seu fornecimento de gás para a Europa como uma arma geopolítica, utilizando sua privilegiada posição de exportador, afinal ela era responsável por cerca de 40% do gás natural consumido no continente no pré-guerra”, diz o professor de relações internacionais Késsio Lemos, pesquisador visitante na Universidade de Kent.

Registro da queda de neve em Kiev, capital da Ucrânia (Genya Savilov / AFP)

Registro da queda de neve em Kiev, capital da Ucrânia

Genya Savilov / AFP

O gás russo tem um papel crítico na produção de eletricidade, no aquecimento das casas e no funcionamento de boa parte da indústria no continente europeu.

Dessa forma, o recurso natural é uma carta na manga do presidente Vladimir Putin contra seus adversários. A questão econômica passa a ser uma forma de pressionar os países aliados da Ucrânia, como Estados Unidos e Alemanha, a não se envolverem no conflito. Por outro lado, essa postura torna mais distante um acordo de paz entre Kiev e Moscou.

“É possível que a chegada do inverno contribua para o enfraquecimento do posicionamento europeu [a favor da Ucrânia] e para o próprio andamento da guerra. Entretanto, as condições para um possível acordo de paz parecem mais complexas e envolvem outros elementos que transcendem a dimensão energética”, diz a professora de relações internacionais Clarissa Foner, do curso de Relações Internacionais da Faculdade São Judas.

https://img.r7.com/images/mapa-guerra-ucrania-r7-estudio-25112022171204610

Bruna Santana/Arte R7

O historiador Ianhez explica que nos meses de inverno as ofensivas costumam diminuir. Isso aconteceu na Segunda Guerra Mundial, cita. Porém, a situação deve ficar mais complicada na primavera, nos meses de março e abril, quando a neve e o gelo derreterem e o terreno dos campos de batalha for tomado por lama, o que impossibilita ou dificulta a passagem de equipamentos militares e o deslocamento de tropas.

Soldados ucranianos enfrentam a neve e a lama com a chegada do inverno
 (ANATOLII STEPANOV /AFP )

Soldados ucranianos enfrentam a neve e a lama com a chegada do inverno

ANATOLII STEPANOV /AFP
Os aquecedores na Europa

A ameaça russa de fechar o fornecimento de gás para a Europa transforma esse combustível em uma arma política, e o frio, em uma estratégia de guerra.

Moscou fornece gás a diversos países europeus, e essa dependência faz com que Putin consiga resistir às tentativas internacionais de provocar uma saída de dólares do país por meio de sanções econômicas, que começaram assim que a Ucrânia foi invadida, no começo do ano.

Em 2018, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez críticas à dependência da Alemanha da importação do gás russo e afirmou que essa relação entre os dois países fazia de Berlim uma “refém” da Rússia.

"Se você olhar, a Alemanha é uma refém da Rússia. Eles se livraram de suas usinas de carvão, eles se livraram de seu programa nuclear, eles estão recebendo boa parte do seu petróleo e gás da Rússia. Eu acho que é algo que a Otan tem que olhar", disse o ex-presidente americano em uma reunião pré-cúpula da Otan.

https://img.r7.com/images/preco-gas-natural-europa-25112022171539967

Bruna Santana/Arte R7

Com o controle sobre o gasoduto que abastece indústrias e residências, Moscou consegue reverter a pressão que tem sofrido até agora de países do Ocidente e leva vantagem nas mesas de negociações.

“O objetivo é fazer com que os preços subam, criando problemas econômicos e discórdia política. Evitando que a Europa consiga armazenar gás suficientemente para o inverno, quando a demanda por gás sobe consideravelmente”, diz Késsio.

A guerra, o frio e o aumento da demanda pelo gás impactam no valor desse recurso mineral e por consequência afetam grande parte dos países do globo, inclusive o Brasil.

O professor Késsio explica que, no curto prazo, a alta no preço do gás e do petróleo nos mercados internacionais tem impactado positivamente os países exportadores e negativamente os importadores.

"Os chamados 'Petro-Estados' estão se beneficiando com uma considerável alta em suas receitas. Outros países, como a Índia e a China, têm aproveitado as sanções contra a Rússia para comprar petróleo mais barato de Moscou. O comércio de energia entre esses países tem aumentado consideravelmente", afirma.

O impacto da guerra nos aquecedores da população europeia pode ser maior no próximo inverno. Se o frio neste ano for mais intenso, o consumo de gás deve aumentar, e as reservas para 2023 podem ficar prejudicadas. Uma situação que pode piorar caso a guerra continue na Europa por muito mais tempo.

Crise humanitária


Não são só os soldados no campo de batalha que sofrem com as consequências da chegada do inverno.

A falta de gás põe em risco a vida de milhões de ucranianos que permanecem no país e terão que enfrentar as temperaturas abaixo de zero sem sistemas de calefação eficientes e ainda sem a opção de recorrer aos aquecedores elétricos.
 

"Este inverno será sobre sobrevivência"

Hans Klluge, diretor da OMS

Desde o início de outubro, uma onda de ataques russos afetou diretamente as infraestruturas de energia na Ucrânia.

“O objetivo é lançar a Ucrânia ao frio e à escuridão. As consequências humanitárias podem ser dramáticas”, afirma Késsio.

Antecipando as consequências do inverno para a população em meio a um país destruído, Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente Volodmir Zelenski, fez uma postagem no Twitter em que promete que os ucranianos vão resistir.

"Se Moscou realmente acredita que a falta de energia fará com que os ucranianos derrubem o governo e implorem por misericórdia, então, depois de nove meses de guerra, o Kremlin ainda não sabe absolutamente nada sobre a Ucrânia", tuitou o conselheiro de Zelenski.

A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, disse que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, estava "claramente usando o inverno como arma para infligir imenso sofrimento ao povo ucraniano". O presidente russo "tentará congelar o país até a submissão", acrescentou a americana.

A expectativa de baixas temperaturas nos próximos meses deixa em alerta as organizações humanitárias que atuam no Leste Europeu dando suporte aos refugiados ucranianos que permaneceram no país.

“Os invernos na Ucrânia são muito rigorosos e severos, extremamente frios. Portanto, devemos fazer todo o possível para evitar que o frio do inverno se torne o próximo desafio para as pessoas que já enfrentam tanto em suas vidas ”, alertou o alto-comissário da Acnur, agência para refugiados da ONU.

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), a estação mais fria do ano representará "uma ameaça para a vida de milhões de pessoas na Ucrânia".

"Simplificando: este inverno será sobre sobrevivência", disse o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Klluge.

Os danos à infraestrutura de energia da Ucrânia causados pelos inúmeros bombardeios russos "já estão tendo efeitos mortais no sistema de saúde e na saúde das pessoas", disse Kluge. Segundo ele, a OMS relatou mais de 700 ataques contra unidades de saúde desde o início da invasão russa, em fevereiro.

"Estimamos que mais 2 ou 3 milhões de pessoas terão de deixar suas casas, em busca de segurança", alertou. "Terão de enfrentar desafios de saúde, incluindo infecções respiratórias como Covid-19, pneumonia, gripe", afirmou, insistindo ainda no "grave risco de difteria e sarampo para uma população insuficientemente vacinada".


Reportagem: Pablo Marques
Edição: Marcos Rogério Lopes
Arte: Bruna Santana