Ver o conteúdo do artigo
Monique Caroline, do site oficial
Primeira edição do Domingo Espetacular foi ao ar no dia 18 de abril de 2004  (Divulgação/Record TV)

Primeira edição do Domingo Espetacular foi ao ar no dia 18 de abril de 2004

Divulgação/Record TV

Tudo começou em 18 de abril de 2004, quando os apresentadores Celso Freitas, Lorena Calábria e toda a equipe de repórteres do novo programa da Record TV intitulado Domingo Record pediram licença para entrar na casa dos brasileiros uma vez por semana.

“De repente, me convidaram para fazer um piloto dentro de um cenário que já existia e chamava Domingo Record. Parece que gostaram tanto desse piloto e da minha apresentação que o programa virou espetacular”, relembra Celso Freitas.

De lá para cá, foram quase duas décadas de fatos que marcaram a história do Brasil e do mundo, e o programa reformulou por completo a forma de fazer jornalismo na emissora.

Lorena Calábria veio do jornalismo cultural para a tela do Domingo Espetacular (Divulgação/Record TV)

Lorena Calábria veio do jornalismo cultural para a tela do Domingo Espetacular

Divulgação/Record TV

“Até então, não existia no jornalismo da Record TV uma amplitude de cobertura de eventos internacionais. Havia um núcleo que trabalhava entre Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília visando noticiário político e de economia… E de repente o Domingo Espetacular tinha correspondente, fatos internacionais e grandes coberturas…”, conta o primeiro apresentador.  

Celso Freitas atualmente comanda o Jornal da Record (Reprodução/Record TV)

Celso Freitas atualmente comanda o Jornal da Record

Reprodução/Record TV

De repente, o Domingo Espetacular tinha correspondente, fatos internacionais e grandes coberturas

Celso Freitas, sobre a amplitude na cobertura do jornalismo da Record TV

Já Lorena Calábria, que veio do jornalismo cultural, define o convite para ser a primeira apresentadora em uma palavra: desafio.

“Eu adorei, e pela minha trajetória no jornalismo cultural, me inteirei na equipe. Queria participar, fazer reportagens na rua e não só ficar dentro do estúdio. Os apresentadores ficavam ali como a ponta de uma coisa que estava sendo preparada a semana inteira para a gente mostrar no domingo o melhor resultado possível”, expressa Lorena. 

Lorena lembra que não queria ficar restrita ao estúdio, mas também fazer matérias na rua (Reprodução/Record TV)

Lorena lembra que não queria ficar restrita ao estúdio, mas também fazer matérias na rua

Reprodução/Record TV

Queria participar, fazer reportagens na rua e não só ficar dentro do estúdio

Lorena Calábria

Nos anos seguintes, outros apresentadores se consagraram no programa como: Janine Borba, Paulo Henrique Amorim, Fabiana Scaranzi, Adriana Araújo, Patrícia Costa, Thatiana Brasil, Thalita Oliveira, Eduardo Ribeiro, Paloma Poeta e os atuais comandantes da atração Carolina Ferraz e Sérgio Aguiar.

Conheça os apresentadores (Arte R7)

Conheça os apresentadores

Arte R7

O formato inovador ‘apresentador-repórter’ virou uma marca do Domingo Espetacular e está presente tanto nas chamadas do programa gravadas fora de estúdio, como com os apresentadores nas ruas produzindo suas próprias reportagens.

Atualmente, Sérgio Aguiar e Carolina Ferraz dividem o mesmo cenário virtual. O jornalista assumiu a apresentação da revista eletrônica em setembro de 2022, depois de ficar à frente de outros telejornais da casa. Já Carol está na equipe de apresentadores desde julho de 2020.

Sérgio Aguiar e Carolina Ferraz comandam a atração atualmente (Divulgação/Record TV)

Sérgio Aguiar e Carolina Ferraz comandam a atração atualmente

Divulgação/Record TV

É uma honra ser o apresentador junto com a Carol, ainda mais em uma data tão especial como essa que é o programa número 1000. Um programa com ricas histórias e vários prêmios que só reforçam a qualidade do que é produzido por uma equipe brilhante”, enfatiza Sérgio. 

Um programa com ricas histórias e vários prêmios que só reforçam a qualidade do que é produzido por uma equipe brilhante

Sérgio Aguiar, apresentador do Domingo Espetacular

Evolução de cenários, vinhetas e logos

E por falar em cenário virtual, o palco do "DE”, como o programa é apelidado internamente na emissora, também mudou muito e se modernizou ao longo do tempo. Junto com as famosas vinhetas que anunciam o início da revista eletrônica e o logotipo do Domingo Espetacular.

Reportagens marcantes

Ao longo de mil edições recheadas de informação, entretenimento e grandes reportagens investigativas, nomes de peso passaram pela atração e trouxeram informações relevantes ao público.

O repórter Afonso Mônaco, está na equipe desde o primeiro programa, e ajudou a contar fatos marcantes da história do país. Já Michael Keller e Raul Dias Filho chegaram no segundo ano do programa.

Afonso Mônaco completou a marca de 50 anos de reportagem em 2023 (Reprodução/Record TV)

Afonso Mônaco completou a marca de 50 anos de reportagem em 2023

Reprodução/Record TV

Quando completou a marca de 50 anos de reportagem, em março de 2023, Afonso estava no Domingo Espetacular. Um dos mais emblemáticos casos que o jornalista cobriu foi o da menina Madeleine McCann, desaparecida desde 3 de maio de 2007. Com exclusividade, Afonso entrevistou os avós da garota e fez com que a reportagem fosse amplamente assistida.

“A reportagem exigiu, inclusive, muitas viagens, porque a gente fez [a gravação] no sul de Portugal, onde a menina desapareceu. Fomos até a Espanha, e de lá a gente foi para Londres entrevistar o advogado em Liverpool. Rodamos bem naquela viagem”, explica, sobre a busca para conseguir chegar até os avós de Madeleine.  

A reportagem exigiu muitas viagens, porque a gente fez [a gravação] no sul de Portugal, onde a menina desapareceu. Fomos até a Espanha, e de lá a gente foi para Londres

Afonso Mônaco

Assista à cobertura feita por Afonso Mônaco no caso Madeleine McCann:

Inspirado na série de reportagens Gêmeos da Pesada, Michael Keller chegou a escrever um livro (Reprodução/Record TV)

Inspirado na série de reportagens Gêmeos da Pesada, Michael Keller chegou a escrever um livro

Reprodução/Record TV

Em 2014, o repórter Michael Keller, acompanhou a rotina do ex-médico acusado de abuso sexual, Roger Abdelmassih, durante 11 dias no Paraguai. Ele flagrou, com exclusividade, o momento da sua detenção. A apuração foi feita pelo produtor Leandro Sant’Ana, que durante três anos investigou as pistas deixadas por Roger, em investigação que o levou à França, Suíça, Mônaco, interior de São Paulo, Mato Grosso, Paraná e, por fim, às cidades de Ciudad del Este e Assunção, no Paraguai, onde ele foi preso e condenado a 278 anos de prisão.

Outro momento marcante para Michael aconteceu durante a série de reportagens Gêmeos da Pesada, em que durante quase 10 anos, o jornalista pôde acompanhar de forma imersiva a luta pelo emagrecimento dos irmãos Marcio e Marcelo, que juntos pesavam quase uma tonelada.

Relembre a reportagem Gêmeos da Pesada:

“Eu cheguei a escrever um livro sobre a história deles, os Gêmeos da Pesada, contando os bastidores, porque a gente realmente teve brigas homéricas, já que acabamos virando uma família, e eu com os dois, com a mãe deles, com a irmã e tudo o que envolvia a história familiar desses meninos e que sempre foi muito difícil. [Com a reportagem] eu passei a fazer parte e entender o porquê deles chegarem a esse peso, os problemas familiares, a perda do pai e um monte de coisas que aconteceram ao longo desse trajeto”, revela sobre a experiência.

Passei a entender o porquê deles chegarem a esse peso, os problemas familiares, a perda do pai e um monte de coisas que aconteceram ao longo desse trajeto

Michael Keller, sobre o caso dos Gêmeos da Pesada

Já o repórter Raul Dias Filho e o cinegrafista Ricardo Bonifácio, foram os primeiros jornalistas a chegarem ao local da queda do Boeing da Gol que voava de Manaus até o Rio de Janeiro e se chocou com o jato Legacy, provocando a morte de 154 pessoas.

Raul Dias relembra a cobertura marcante sobre Voo 1907  (Reprodução/Record TV)

Raul Dias relembra a cobertura marcante sobre Voo 1907

Reprodução/Record TV

No dia 29 de setembro de 2006, o avião da Gol caiu a 30 quilômetros de Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso, na terra indígena Capoto-Jarinã, e ninguém a bordo sobreviveu. Foi a maior tragédia da aviação brasileira até então.

Após 13 dias do acidente, a equipe do Domingo Espetacular chegou ao local com a ajuda dos índios. Foram 12 horas para acessar o acampamento dos indígenas. Depois disso, levaram mais 7 horas caminhando pela mata até encontrar os primeiros destroços do avião, roupas, objetos pessoais e restos mortais.

“Foi muito marcante, e até hoje, 17 anos depois, as pessoas comentam comigo que se emocionaram vendo aquela reportagem. Foi importante para o programa também, porque o Domingo Espetacular tinha 10 anos no ar e foi um furo de reportagem. Fomos a primeira equipe de televisão a chegar no local e ter dimensão da tragédia. Até hoje, eu me pego pensando em algumas situações que eu vivi lá. Isso você não consegue apagar mais da lembrança”, relembra o repórter sobre o acidente conhecido como 'Voo 1907'. 

O Domingo Espetacular tinha 10 anos no ar e foi um furo de reportagem

Raul Dias, sobre a cobertura do acidente conhecido como 'Voo 1907'

Confira a reportagem que contou com a ajuda dos índios Caiapós:

Reportagens premiadas

Algumas dessas reportagens marcantes renderam muitas indicações e conquistas dos principais prêmios do jornalismo nacional e mundial, como o prêmio Esso, o Prêmio Embratel de Jornalismo, o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo e até indicação ao Emmy Awards 2022, considerado o Oscar da televisão.  

Roberto Cabrini comanda grandes reportagens na atração (Reprodução/Record TV)

Roberto Cabrini comanda grandes reportagens na atração

Reprodução/Record TV
Quadros Espetaculares

Durante a trajetória de quase 20 anos, muitos quadros queridos passaram pelo programa. Como o Mitos e Verdades, Achamos no Brasil, Câmara em Ação, Bichos Curiosos, Giro dos Famosos, 50X1 e agora outros têm conquistado o público, como o Quase Morri, Mini Queridos e Vidas Cruzadas.

A apresentadora do Hoje em Dia, Renata Alves, comandou o quadro Achamos no Brasil no Domingo Espetacular e não tem dúvida de que foi um presente que ganhou em sua carreira: "Passei nove anos fazendo as diversas matérias, [reportagens] loucas, engraçadas e improváveis. E era um ambiente que eu me sentia muito em casa. Espero que venham mais mil programas e, assim, quando fizerem matérias para o quadro, me chamem! [risos]”, brinca.  

Renata Alves comandou por nove anos o quadro Achamos no Brasil (Reprodução/Record TV)

Renata Alves comandou por nove anos o quadro Achamos no Brasil

Reprodução/Record TV

Passei nove anos fazendo as diversas matérias, [reportagens] loucas, engraçadas e improváveis. E era um ambiente que eu me sentia muito em casa

Renata Alves, sobre o quadro Achamos no Brasil

Uma das atrações mais queridas e nostálgicas do programa é o Bichos Curiosos. Famoso na voz de Paulo Henrique Amorim, parou de ser exibido em 2019 após a morte do jornalista, que carinhosamente era conhecido como ‘dono do quadro’, e retornou em 2022 com narração de Michael Keller. 

O quadro Bichos Curiosos ficou marcante na voz de Paulo Henrique Amorim (Divulgação/Record TV)

O quadro Bichos Curiosos ficou marcante na voz de Paulo Henrique Amorim

Divulgação/Record TV

“O Bichos foi uma coisa marcante na história do Domingo Espetacular. Poder fazer parte disso e voltar a ter o Bichos mesmo depois do falecimento do Paulo, realmente foi um presente enorme para mim. Foi incrível”, comemora Michael.

Um programa mais interativo

Ao atingir a marca de mil programas, o Domingo Espetacular reafirma o compromisso de levar um produto divertido, informativo e ainda mais moderno. Para isso, a tecnologia e interatividade evoluíram ao longo dos anos.

Durante o programa ao vivo, aos domingos, a partir das 19h45, na tela da Record TV, o público comenta e interage com sugestões e comentários sobre as matérias. Os famosos “tweets” diretamente na tela fazem com que o programa chegue para quem também está ativo na internet.

Só no canal do Youtube, o programa reúne mais de 7 milhões de inscritos que têm acesso ao conteúdo que vai para a TV e também ao material digital exclusivo em apenas um click. E já assistiram muito, cerca de 2.206.069.495 vezes.

No Instagram, mais de um milhão de seguidores acompanham a produção de conteúdo diária, e no Twitter, já ultrapassa 350 mil. “O Domingo Espetacular com certeza é um grande exemplo de projeto Transmídia, porque além de ter a interação com o público enquanto o programa está no ar, também têm uma série de produtos digitais que compõem esse universo Transmídia. O DE é bem completo, é um case vencedor”, finaliza Bia Cioffi, diretora de Planejamento Transmídia da Record TV.

https://img.r7.com/images/r7-estudio-09062023192045799

Arte R7

Assista à reportagem especial do Domingo Espetacular:


Diretora de Conteúdo Digital e Transmídia: Bia Cioffi
Coordenadores Transmídia: Bruno Oliveira e Juliana Lambert
Coordenador de Publicação de Vídeos: Arnaldo Pagano
Reportagem: Monique Caroline
Estagiária: Tarsiane Santos
Coordenador de Arte e Criação Multiplataforma: Matheus Vigliar
Arte: Sabrina Cessarovice